Tratamento de transtorno bipolar no Rio de Janeiro, doença caracterizada por episódios repetidos nos quais o humor e os níveis de atividade do paciente estão significativamente perturbados; esta alteração consiste em algumas ocasiões de uma elevação do humor e aumento de energia e atividade (mania ou hipomania) e em outras de um rebaixamento do humor e diminuição de energia e atividade (depressão). Caracteristicamente, a recuperação entre os episódios é usualmente completa e a incidência em ambos os sexos é mais aproximadamente igual do que em outros transtornos de humor. Episódios maníacos usualmente começam abruptamente e duram entre duas semanas e 4-5 meses. Depressões tendem a durar mais tempo (ao redor de 6 meses), embora raramente por mais de um ano, exceto em idosos. Episódios de ambos eventualmente se seguem a eventos de vida estressantes ou outros traumas mentais, mas a presença de tal estresse não é essencial para o diagnóstico. O primeiro episódio pode ocorrer em qualquer idade.
Transtorno Bipolar de tipo I: apresenta episódio maníaco e maníaco-depressivo.
Transtorno Bipolar de tipo II: apresenta apenas hipomania.
Uma pessoa pode passar a vida toda tendo episódios maníacos sem nunca apresentar um episódio depressivo, e assim mesmo ela terá o diagnóstico de transtorno bipolar, pois espera-se que um dia ela apresente um episódio depressivo.
O tratamento do transtorno bipolar requer um tratamento medicamentoso e um tratamento psicossocial-psicoterapêutico. No Psicologia Rio temos psicólogos especialistas no tratamento do transtorno bipolar.