Terapia de Casal no Rio de Janeiro para Cuidar dos Problemas do Casal com a Abordagem Cognitivo-Comportamental
Problemas de comunicação de sentimentos, satisfação de necessidades e reação adequadas às necessidades e demandas do outro são intensificados no contexto íntimo do casamento.
Conflitos derivam da elevada frequência de comportamentos disfuncionais entre cônjugues insatisfeitos, promovendo, entre eles, um intercâmbio negativo.
A elevada taxa de divórcio e o número de casais que procuram auxílio para dificuldades em seu relacionamento fazem da terapia de casal uma alternativa cada vez mais procurada.
Estudos demonstram que a terapia conjunta é mais eficiente para a resolução de problemas conjugais do que a terapia individual para apenas um dos parceiros.
A terapia de casal procura auxiliar os parceiros a comunicar seus sentimentos, a desenvolver maior compreensão e sensibilidade às necessidades um do outro e a desenvolver modos mais eficazes de lidar com seus conflitos. Alguns casais entram no casamento com expectativas muito diferentes, muitas vezes fora da realidade, em relação aos papéis de marido e esposa. O terapeuta pode ajudá-los a esclarecer suas expectativas e a chegarem a um meio-termo que agrade a ambos.
Dentre os motivos mais freqüentes que os casais buscam ajuda na terapia de casal estão:
(1) dificuldade ou ausência de comunicação; (2) brigas em excesso; (3) falta de habilidade para se expressar de um dos parceiros ou ambos; (4) traição sexual ou emocional; (5) dificuldades sexuais; (6) falta de comprometimento de uma das partes; (7) mudanças individuais de um dos parceiros; (8) desgaste da rotina; (9) agressões, mesmo que disfarçadas de ironia; (10) educação dos filhos; (11) carreira e dinheiro; (12) diferença de valores; (13) ciúmes ou insegurança em excesso; (14) excesso de controle; (15) desconfiança de traição; (16) problemas emocionais; (17) machismo; (18) estresse.
Alguns dos objetivos da terapia de casal são:
Diminuir o intercâmbio negativo entre os cônjugues, corrigindo atribuições causais (culpas) nas interações. Exemplos:
Aumentar a interação positiva entre os parceiros, modificando expectativas irreais no relacionamento. Exemplos:
Proporcionar estratégias para diminuir a interação destrutiva e para solucionar atuais e futuros problemas da relação.
Algumas das intervenções usadas na terapia de casal são:
– Intervenções Cognitivas:
– Intervenções Comportamentais:
Psicologia Rio: Copacabana e Largo do Machado
[email protected]
WhatsApp us