Modelo PERMA e o Desenvolvimento Pessoal

Conheça agora o modelo PERMA para o Bem-Estar Autêntico e o Desenvolvimento Pessoal

Para Martin Seligman, o bem-estar deve ser o tema da psicologia positiva. A teoria do bem-estar é composta por cinco elementos mensuráveis, abreviados pela sigla PERMA, que significa, Positive Emotion (Emoção positiva), Engagement (Engajamento), Relationships (Relacionamentos), Meaning (Significado), Achievement (Realização). Esses elementos podem ser descritos da seguinte forma:

Emoção Positiva: Felicidade e satisfação com a vida são aspectos deste elemento.

Engajamento: “Você teve a sensação de que o tempo parou?”, “Ficou completamente absorvido pela tarefa?”, “Perdeu a consciência de si mesmo?”. O pensamento e o sentimento estão geralmente ausentes durante o estado de envolvimento e só podemos dizer que “Aquilo foi agradável” ou foi “Excelente” em retrospectiva. Enquanto o estado subjetivo para o prazer está no presente, o estado subjetivo para o engajamento é apenas retrospectivo. Mihaly Csikszentmihalyi pesquisou o estado de Flow, definido como um estado de atenção focada, caracterizado por uma mente clara em harmonia com o corpo, concentração sem esforço, perda de autoconsciência, atemporalidade e prazer intrínseco. Temos mais oportunidades de atingirmos este estado quando nossos talentos e pontos mais fortes encontram demandas em que a atividade começa a fluir.

Relacionamentos Positivos: Temos a necessidade de nos envolvermos com os outros, de nos relacionarmos física e emocionalmente e de expressar afeto. Nosso bem-estar é aumentado quando desenvolvemos uma rede de relações com vínculos fortes e positivos.

Sentido: Pertencer e servir a algo que se acredita ser maior do que o eu, podendo ser na fé, no trabalho, na política, na família ou até mesmo humanitário. Quando desenvolvemos um trabalho que agrega nossos valores e crenças pessoais, sentimos uma sensação geral de bem-estar.

Realização: A necessidade de conquistas e sucessos nos impulsiona a realizações que possibilita sentirmos bem-estar.

Na teoria do bem-estar – modelo PERMA – a emoção positiva é uma variável subjetiva, definida por aquilo que você pensa e sente. O engajamento, o sentido, os relacionamentos e a realização têm componentes subjetivos e objetivos, já que a pessoa pode acreditar que tem engajamento, sentido, bons relacionamentos e alta realização e estar errada, ou até iludida. Desse modo, segundo Seligman, o bem-estar não existe apenas na cabeça da pessoa, ele é uma combinação de sentir-se bem e efetivamente viver uma vida com sentido, bons relacionamentos e realização. O modo para aumentarmos nossa prosperidade na vida é maximizando todos esses cinco elementos.

De acordo com Seligman, o objetivo da psicologia positiva deveria ser avaliar e produzir desenvolvimento pessoal (humano).

O desenvolvimento pessoal ou florescer pode ser definido com o mesmo espírito da teoria do bem-estar do modelo PERMA, em que o indivíduo deve ter todas as “características essenciais” a seguir e três das seis “características adicionais”.

Características essenciais Características adicionais
Emoções positivas
Engajamento, interesse
Sentido, propósito
Autoestima
Otimismo
Resiliência
Vitalidade
Autodeterminação
Relacionamentos positivos

 

Emoção Positiva De modo geral, o quanto você se considera feliz?
Engajamento, interesse Adoro aprender coisas novas.
Sentido, propósito De modo geral, sinto o que faço em minha vida é valioso e útil.
Autoestima De modo geral, sinto-me muito positivo em relação a mim mesmo.
Otimismo Sou sempre otimista em relação ao meu futuro.
Resiliência Quando as coisas dão errado em minha vida, geralmente levo muito tempo para voltar ao normal. (Respostas contrárias indicam maior resiliência).
Relacionamentos positivos Em minha vida há pessoas que se importam comigo.

 

Se você está interessado em aumentar o seu bem-estar e desenvolvimento pessoal, AGENDE SUA CONSULTA com um terapeuta especialista em psicologia positiva para fazer uma avaliação.

Fonte: Martin Seligman – “Florescer”