Relaxamento Muscular Progressivo

A técnica de relaxamento muscular progressivo parte do princípio de que não há estresse psicológico sem tensão no corpo. Ou seja, mente estressada, corpo estressado. O corpo responde ao nosso estresse mental com tensão fisiológica e essa, por sua vez, retroalimenta o estresse psicológico. É por isso que o relaxamento muscular progressivo busca a redução da tensão fisiológica, pois isso necessariamente conduz a um relaxamento psíquico.

Essa técnica promove o relaxamento neuromuscular trabalhando com grupos musculares. Começa com o grupo de músculos dos pés e das pernas, depois parte para outros grupos musculares até o relaxamento total do corpo.

Você pode praticar a técnica tanto sentado, com a cabeça apoiada, quanto deitado. Cada grupo muscular será contraído de cinco a sete segundos e então relaxado, de vinte a trinta segundos.

Instruções iniciais:

Feche os olhos, posicione-se de forma confortável. Respire calmamente, calmamente, calmamente… você se sente completamente tranquilo, tranquilo, tranquilo…


Primeira contração dos grupos musculares:

Preste atenção nos músculos do (a) seu (sua)… Agora, contraia os músculos do (a) seu (sua)…, contraia, contraia, contraia… Agora solte, solte completamente os músculos do (a) seu (sua)…

Preste atenção na diferença de quando os músculos do (a ) seu (sua)… estavam contraídos para agora que estão relaxados, relaxados, relaxados…


Segunda contração dos grupos musculares:

Novamente, preste atenção nos músculos do (a) seu (sua)… Agora, contraia os músculos do (a) seu (sua)… contraia, contraia, contraia… Agora solte , solte completamente os músculos do (a) seu (sua)…

Preste atenção na diferença de quando os músculos do (a) seu (sua)… estavam contraídos para agora que estão relaxados, relaxados, relaxados…


Instruções finais:

Agora todo o seu corpo está completamente relaxado, relaxado, relaxado… Todos os músculos do seu corpo estão descontraídos, descontraídos, descontraídos… Você respira calmamente, calmamente, calmamente… Você se sente calmo e tranquilo, calmo e tranquilo, calmo e tranquilo…


Intervalo.

Agora que você está completamente relaxado, descontraído e tranquilo, vamos contar até três. Quando chegarmos ao três, você poderá abrir os olhos.

Um, dois, três. Abra os olhos, vire a cabeça devagar, mexa o corpo, espreguice e vá levantando devagar.

Grupos musculares a serem relaxados: braços e mãos, pernas e pés, abdômen, ombros, pescoço, rosto.