Perguntas Frequentes

Aqui você encontrará perguntas frequentes sobre a psicoterapia.

Aceitam plano de saúde/convênio?
Atualmente não.

Posso solicitar reembolso do meu plano de saúde/convênio?
Sim. De acordo com a resolução normativa da ANS n. 428 de 07 de novembro de 2017, a psicoterapia passou a ter cobertura de 18 consultas por ano. Assim, você deve entrar em contato com o seu plano de saúde/convênio, mencionar essa resolução e saber os procedimentos específicos do seu convênio para solicitação de reembolso do valor pago nas consultas/sessões.

“SESSÃO DE PSICOTERAPIA – Cobertura mínima obrigatória de 18 sessões por ano de contrato quando preenchido pelo menos um dos seguintes critérios: a. pacientes com diagnóstico primário ou secundário de transtornos neuróticos, transtornos relacionados com o “stress” e transtornos somatoformes (CID F40 a F48); b. pacientes com diagnóstico primário ou secundário de síndromes comportamentais associadas a disfunções fisiológicas e a fatores físicos (CID F51 a F59); c. pacientes com diagnóstico primário ou secundário de transtornos do comportamento e emocionais da infância e adolescência (CID F90 a F98); d. pacientes com diagnóstico primário ou secundário de transtornos do desenvolvimento psicológico (CID F80, F81, F83, F88, F89); e. pacientes com diagnóstico primário ou secundário de transtornos do humor (CID F30 a F39); f. pacientes com diagnóstico primário ou secundário de transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de substâncias psicoativas (CID F10 a F19); g. pacientes com diagnóstico primário ou secundário de transtornos específicos de personalidade. (CID F60 a F69)”.

É caro fazer psicoterapia?
O investimento num processo terapêutico pode variar muito, sendo necessário considerar alguns fatores: a experiência do profissional, dias e horários, frequência das sessões, planos de tratamento, descontos praticados entre outros. Deve ser considerado também a avaliação do quanto se sentiu bem com o profissional que o atendeu na entrevista na hora de decidir se vale a pena o investimento.

Quero fazer psicoterapia, como faço para marcar uma consulta?
Você pode agendar sua consulta pelo telefone (21) 2245-7505/ 99483-0200, pelo e-mail [email protected], pelo WhatsApp (21) 99483-0200 ou pelo nosso formulário no link Fale Conosco. Na primeira consulta nós iremos agendar sua próxima sessão.

Nunca fiz psicoterapia e gostaria de saber como é?
Inicialmente vamos fazer uma avaliação que pode levar uma consulta ou mais. A partir daí o terapeuta vai apresentar o entendimento que teve em relação as suas dificuldades, e você vai dar o feedback para ele se suas questões foram compreendidas corretamente. Juntos vamos definir os objetivos da psicoterapia e discutiremos o plano terapêutico que será apresentado pelo terapeuta. As sessões costumam ter uma frequência semanal, um encontro a cada semana, e a duração da psicoterapia costuma ser estimada após a avaliação, que pode levar mais tempo ou menos tempo do que a previsão inicial. Normalmente, os tratamentos levam de quatro a seis meses, mas há tratamentos que são mais longos e podem levar um ano ou mais. Muitas vezes, mesmo o cliente tendo resolvido sua queixa que o levou a buscar ajuda ele deseja continuar com a psicoterapia para continuar ampliando o seu autoconhecimento e o seu crescimento pessoal.

Como é a terapia de casal? Qual linha vocês seguem?
Na terapia de casal inicialmente é feito uma avaliação. A fase de avaliação compreende pelo menos uma sessão conjunta entre o casal, seguida de sessões individuais com cada um dos parceiros. A fase de avaliação é seguida por uma sessão de feedback durante a qual o terapeuta descreve seu entendimento sobre o casal e seus problemas. A sessão de feedback também é usada para descrever os objetivos e o plano de tratamento. Os objetivos da terapia são criar um ambiente na sessão, nos quais os problemas do casal podem ser resolvidos por meio de alguma combinação de técnicas de aceitação e de mudança. São usados também na avaliação instrumentos objetivos que auxiliam identificar áreas problemáticas e níveis de desconforto e satisfação do relacionamento. Na Psicologia Rio trabalhamos com a terapia comportamental que integra técnicas cognitivas (terapia cognitivo-comportamental com casais) e a terapia de casal comportamental integrativa.

Tenho mais de sessenta anos. É tarde para começar uma psicoterapia?
De forma alguma. Não existe idade para buscar ajuda profissional especializada que possibilite a superação das suas angústias, medos, sofrimento e que amplie o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. Em qualquer idade que seja, a psicoterapia possibilita um resgate na qualidade de vida do indivíduo.

Como é feito o pagamento? Aceitam cartão de crédito ou débito?
Atualmente não trabalhamos com cartão. O pagamento é feito no final da consulta/sessão mediante dinheiro em espécie, cheque ou transferência bancária, diretamente para o profissional que o atendeu.

Devo pagar as sessões que não compareci?
Os cancelamentos de sessões devem ter um aviso prévio de vinte e quatro horas, em caso contrário será cobrado a metade do valor da sessão pela sessão que não compareceu. No entanto, essa questão é conversada previamente com o terapeuta para o estabelecimento de um acordo entre ambas as partes, podendo ser acordado outras soluções para a situação.