A mobilização básica de energias (MBE) é a técnica pela qual a pessoa através da sua força de vontade passa a perceber e controlar suas energias.
A mobilização básica de energias consiste em três movimentos energéticos: Circulação Fechada com instalação do Estado Vibracional; Exteriorização e Absorção. Eis uma sucinta descrição desses movimentos:
1. A Circulação Fechada de energias é o controle consciente dos movimentos energéticos dentro de você mesmo percorrendo da cabeça até os pés e mãos e retornando a cabeça.
2. A Exteriorização de energias é o movimento em que o indivíduo lança suas energias por todos os lados e sentidos para fora do corpo.
3. A absorção de energias é o movimento de captação de energias cósmicas através da vontade do praticante para dentro do seu corpo.
A mobilização básica de energias além de proporcionar um relaxamento psicofísico e bem-estar, possibilita outros benefícios para o praticante: aumentar a autoconfiança; maior autocentramento; melhorar a concentração e o desempenho intelectual; melhorar a disposição; sanar minidoenças e distúrbios orgânicos.
Para aplicar a técnica o praticante deve seguir as seguintes etapas:
Busque uma posição confortável, deitado ou sentado. Pode ser aplicada de pé também, exigindo maior controle motor e de equilíbrio do corpo físico.
Comece a concentrar a atenção e a perceber suas energias. Elas podem ser percebidas como um calor em torno de você ou sensação de eletricidade no corpo. Cada pessoa pode apresentar um sinal característico para a manifestação das energias.
Leve através da vontade suas energias a se concentrarem no alto de sua cabeça.
Faça suas energias percorrerem seu corpo da cabeça até os pés e mãos e retorne a cabeça repetindo este movimento várias vezes.
Com a aceleração e a intensificação da circulação de energias se instala o estado vibracional e as sensações podem ser: intenso calor percorrendo o corpo, eletricidade, formigamento e outras. É bom estar atento para perceber a particularidade da sua percepção.
Pare o estado vibracional e comece o movimento de exteriorizar suas energias para todos os lados no ambiente em que você se encontra.
Agora inicie o movimento de absorver energias. O praticante pode optar por absorver energias de ambientes mais tranquilos como fontes de natureza, como mar, bosques e etc. Pode também visualizar a absorção de energias desses lugares.
Após o término da mobilização básica de energias, realize uma inspiração profunda e movimentos leves para voltar a vigília física.