Psicoterapia

Psicoterapeuta em Copacabana e Largo do Machado Especialista em Psicoterapia Individual, Casal e Família.

1) O que é psicoterapia?

A psicoterapia é um tipo de terapia usado com a finalidade de tratar problemas psicológicos tais como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento e problemas de saúde mental. Por ser da área da saúde mental, a psicoterapia é a principal linha de tratamento para qualquer assunto referente à mente. Para isso, faz uso de métodos, técnicas e intervenções psicológicas objetivando restabelecer a qualidade de vida do cliente, equacionar os motivos da consulta (que variam desde pequenas dificuldades do dia-a-dia até grandes psicopatologias) e desenvolver os padrões de funcionamento mental do indivíduo e de seus sistemas psíquicos (saúde orgânica, saúde mental, familiar, social, sexual, intelectual, financeiro, profissional, lazer e espiritual).

2) É coisa de louco?

Na verdade não, o ideal seria que todos nós fizéssemos terapia, porque todos nós temos momentos confusos de infelicidade, incapacidade em lidar com as próprias emoções, agressividade, insegurança, dentre outros, onde a vida parece não ter sentido.

3) Para que serve?

Quando discutimos eventos e emoções perturbadoras na atmosfera acolhedora de uma sessão de terapia, elas pouco a pouco perdem sua qualidade ameaçadora. Problemas que remoemos sozinhos podem aumentar desproporcionalmente; compartilhar estes problemas com um especialista muitas vezes nos possibilita novas perspectivas sobre a situação problemática e torna-os menos sérios. O psicoterapeuta dá apoio emocional ao cliente (paciente) de modo que ele possa se sentir compreendido sem ser julgado, ajuda-o a ampliar sua consciência em relação às emoções e aos motivos subjacentes, dá auxílio na modificação dos comportamentos inadaptativos causadores ou mantenedores dos seus problemas atuais e também ajuda a substituir interpretações distorcidas de eventos por interpretações mais racionais e realistas. A psicoterapia, portanto, auxilia tanto para solução mais satisfatória dos seus problemas e conflitos quanto na busca de uma melhor qualidade de vida, elevando o autoconhecimento; assim, o indivíduo torna-se mais próximo do seu verdadeiro eu e integrado em suas esferas física, mental, emocional e social.

4) Quando buscar ajuda?

Alguns problemas são difíceis de solucionar sozinho. Nossa tendência ao autoengano faz com que tenhamos dificuldade para ver os problemas de maneira objetiva, e podemos não estar consciente de todas as soluções possíveis. Se você acha que está fazendo pouco progresso no sentido de controlar um problema, é hora de procurar auxílio profissional com um psicoterapeuta. A sensação de que algo não está bem consigo ou com sua vida, dificuldade de tomar decisões, problemas de relacionamento, conflitos insolúveis, perda de prazer em atividades ou em relações anteriormente agradáveis, choro freqüente, insônia, fadiga, nervosismo, emoções permanentes e excessivas de tristeza, medo e raiva são exemplos de sinais de alerta que merecem cuidados e atenção adequados.

A disposição de procurar auxílio é um sinal de maturidade emocional e não de fraqueza; não espere para se sentir sobrecarregado. Procurar ajuda psicológica quando necessário deve ser aceito como hábito de ir ao médico por problemas de saúde.