Psicologia Positiva

O que é a Psicologia Positiva?

A Psicologia Positiva é um paradigma científico que inclui uma abordagem da psicologia do ponto de vista de uma vida saudável e funcional. Os tópicos incluem otimismo, emoções positivas, espiritualidade, felicidade, satisfação, desenvolvimento pessoal e bem-estar. Esses tópicos (e outros similares) podem ser estudados no plano individual ou de grupo profissional, familiar ou comunitário. A prática da Psicologia Positiva está voltada para a identificação e compreensão das qualidades e forças humanas, bem como para auxiliar no que se refere à construção de vidas mais felizes e produtivas. Desse modo, ela objetiva melhorar a qualidade de vida das pessoas e prevenir patologias. Uma característica central da Psicologia Positiva é que todas as suas aplicações são testadas empiricamente e informadas periodicamente.

Ao contrário da Psicologia tradicional, que se foca no estudo e tratamento de patologias (transtornos) como a depressão e a ansiedade, o novo campo da Psicologia Positiva se propõe a focar mais nas forças que nas fraquezas. Busca promover mais as qualidades do viver do que reparar o que vai mal. Embora alguns dos que estudam a Psicologia Positiva sejam psicoterapeutas (psicólogos), uma distinção típica é que os psicoterapeutas tradicionais se concentram em remover a disfunção, enquanto os psicólogos positivos se concentram em manter ou aperfeiçoar a funcionalidade bem-sucedida. Esse modelo considera a Psicologia muito mais do que uma simples filial da Medicina, preocupada com a doença, sendo sua atribuição também o trabalho com a educação, o afeto positivo, a superação e o crescimento. Portanto, a Psicologia Positiva objetiva pesquisar e trabalhar com os fatores que dão significado no âmbito sadio do ser humano, sem deixar de considerar o sofrimento humano.

Como a Psicologia Positiva pode auxiliar na clínica psicoterápica?

A Psicologia Positiva pode contribuir tanto com a prevenção quanto com a potencialização. A prevenção envolve esforços para interromper o que é ruim e/ou para prevenir a doença. Ela pode ser subdividida em:

Prevenção Primária: objetiva reduzir ou eliminar problemas psicológicos antes que eles apareçam. Podemos destacar alguns exemplos de programas de prevenção primária com crianças e adolescentes em situações de risco, tais como: (a) crianças que tinham probabilidade de usar respostas impulsivas, agressivas ou inadequadas ao se deparar com problemas interpessoais; (b) adolescentes com risco de usar drogas; (c) crianças com risco de desenvolver depressão.
Prevenção Secundária: objetiva reduzir ou eliminar os problemas após o seu surgimento. A psicoterapia tradicional faz exatamente isso, sendo considerada uma forma de prevenção secundária. Para a Psicologia Positiva modificar apenas o que está problemático consiste em apenas parte do trabalho da psicoterapia, sendo preciso reconstruir e fortalecer aspectos funcionais (o que está bom). A orientação positiva da psicoterapia reconhece que os traços positivos da personalidade e os comportamentos adaptativos servem como fatores protetores contra estressores e dificuldades futuras. Desse modo, ao tomar conhecimento dos seus aspectos positivos e funcionais os clientes podem lidar melhor com seus problemas e dificuldades.

A potencialização tem como finalidade produzir mais coisas boas na vida das pessoas, potencializando o que elas querem obter em suas vidas. A potencialização pode ser subdividida em:

Potencialização Primária: objetiva ajudar as pessoas a estabelecer um bom funcionamento e satisfação. Esse tipo de potencialização envolve tentativas de aumentar o bem-estar hedônico (maximizar o que é agradável) ou o bem-estar eudaimônico (ao estabelecer e ajudar a pessoa a atingir metas ou objetivos).
Potencialização Secundária: parte de um funcionamento e de uma satisfação já estabelecidos, e tem como meta ajudar as pessoas a chegar às experiências máximas, ou seja, tornar sua vida o melhor possível.

Na Psicologia Rio oferecemos um trabalho psicoterapêutico com enfoque na Psicologia Positiva, de modo que o cliente possa alcançar maior satisfação e qualidade de vida.

Alguns dos aspectos trabalhados com a Psicologia Positiva na psicoterapia são:

  • Identificação de pontos fortes, talentos, virtudes e qualidades.
  • Identificação e hierarquização de valores.
  • Desenvolver novos pontos fortes (baseado nos talentos) e potencializar pontos fortes existentes.
  • Desenvolvimento de ações de compromisso baseada nos valores.
  • Trabalhar virtudes e qualidades no dia a dia.
  • Desenvolver novas habilidades.
  • Identificação e manejo de pontos fracos e crenças auto-limitadoras.
  • Trabalho com metas alinhadas aos valores para aumentar a satisfação em áreas da vida (por exemplo, relacionamento íntimo, relacionamento social, relacionamento familiar, lazer, profissional, financeira, intelectual, emocional, espiritual e física).
  • Treinamento e desenvolvimento do otimismo.
  • Desenvolver maior capacidade de resiliência.

Se você deseja investir no desenvolvimento de uma vida mais plena e feliz agende agora uma consulta de avaliação!

“O autoconhecimento dos pontos fortes é um poderoso remédio para a manutenção da saúde”.

Alexandre Alves – Psicólogo Clínico
CRP  05/39637