Programa Redução de Estresse Baseado em Mindfulness

O que é Mindfulness?

Mindfulness pode ser descrita como um tipo particular de estado mental que emerge ao prestar atenção à experiência do momento presente, de forma intencional e sem julgá-la.

Segundo a definição de Jon Kabat-Zinn, um dos pais deste conceito no ocidente, “Mindfulness é simplesmente parar e estar presente”.

Mindfulness é como um antídoto a este estado de distração contínua próprio da sociedade ocidental (chamado, geralmente de “piloto automático”).

Esse tipo particular de Atenção é uma habilidade que se pode aprender e ser treinada com o uso regular de técnicas e práticas específicas.

Programa Redução de Estresse Baseado em Mindfulness

O programa Redução de Estresse Baseado em Mindfulness (MBSR) usado na nossa clínica foi inspirado na proposta geral de conteúdos do programa de intervenção em mindfulness da Universidade de Zaragoza (Espanha) e de “Mente Aberta” – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção de Saúde, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) para a Peniínsula Ibérica e a América Latina.

SESSÃO CONTEÚDO TEÓRICO PRÁTICAS
Sessão 1

O que é mindfulness?

– Apresentação e objetivos – Uva passa
Sessão 1

O que é mindfulness?

– Características e atitudes em mindfulness

– Motivação em mindfulness

– Informação sobre postura

– Exercícios simples de mindfulness (escutar sons, pontos de contato com o corpo, sentir os pés)

– Prática dos três minutos

Sessão 2

Mindfulness na respiração

– O que fazer com o corpo?

– O que fazer com a mente?

– A respiração

– Preconceitos/medos sobre a meditação

– Prática dos três minutos

– Mindfulness na respiração

– Oi, obrigado e tchau

Sessão 3

Mindfulness no corpo

– Importância do corpo

– Manejo dos pensamentos

– Sofrimento e aceitação

– Como mindfulness atua (I)

– Modo fazer/ modo ser

 

– Prática dos três minutos

Body Scan

– Mindfulness caminhando (em mindfulness e na tradição zen)

 

Sessão 4

Mindfulness informal e valores

– Como estruturar a prática de mindfulness (formal e informal)

– Diário de práticas

– Eficácia de mindfulness na saúde, educação e empresas

– Prática dos três minutos

– Mindfulness nos movimentos corporais

– Mindfulness na respiração

Sessão 5

Mindfulness sem meditar: aceitação radical

– Como mindfulness atua (II)

– Contraindicações

– Obstáculos e objeções à prática

Sentido de vida e valores

– Ação de compromisso

– Metáforas da mente

– O ancião (exercício de identificação de valores)

– Tudo é perfeito tal como é

Sessão 6

Compaixão

– O que é e o que não é compaixão

– Fundamentos biológicos

Formas de treinar a compaixão

– Medo à compaixão no Ocidente

Metta (para os outros e para si mesmo)

Body scan compassivo

Sessão 7

Recapitulação de práticas e inclusão de mindfulness na vida diária

– Prática em silêncio

– Encerramento, com recomendações para manter a prática a longo prazo

– Mindfulness na respiração

Body scan compassivo

Mindfulness caminhando (mindfulness e zen)

– Prática dos três minutos

– Mindfulness em movimento

Metta

Este programa consta de 7 sessões de 2 horas de duração, que se realizam com freqüência semanal. Em nossa clínica, o programa segue um formato diferente, já que o setting terapêutico possui 50 minutos de duração, daí o programa ter duração de 10 a 14 sessões. O MBSR pode ser aplicado como prevenção de recaída e manutenção dos ganhos terapêuticos para diversos tratamentos, e também como intervenção psicoterápica para diversos problemas, além é claro da potencialização da saúde do indivíduo (prevenção de patologias).

Benefícios do Programa de Redução de Estresse Baseado em Mindfulness

Âmbitos em que a mindfulness tem se mostrado eficaz:

Saúde

. Tratamento de doenças fisiológicas (como a dor crônica, as doenças cardiovasculares, o câncer e para tratar portadores do vírus da imunodeficiência).
. Tratamento de doenças psiquiátricas (por exemplo, depressão, ansiedade, dependência, transtornos de conduta alimentar, obsessivos ou de personalidade).
. Prevenção de estresse e de mal-estar psicológico/ desenvolvimento de bem-estar psicológico.
. Aumento da capacidade de resiliência.

Educação

. Aumento da capacidade de concentração e do rendimento acadêmico.
. Aprimoramento das relações interpessoais.
. Melhor ambiente nas salas de aula.

Empresarial ou Laboral

. Redução e prevenção de estresse relacionado ao trabalho e de outros riscos psicossociais (por exemplo, esgotamento laboral ou burnout)
. Aumento da satisfação no trabalho e melhora do ambiente laboral.
. Maior rendimento no trabalho.
. Melhora da empatia com clientes/pacientes.

Mecanismos Subjacentes:

Os mecanismos subjacentes associados ao treinamento de mindfulness e que produzem efeitos positivos sobre a saúde e ao bem-estar incluem:

. Maior controle da atenção;
. Maior consciência das experiências internas e externas;
. Maior regulação emocional frente aos fatores de estresse do nosso dia-a-dia.

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“A consciência desenvolvida através do entendimento da metacognição (desapego dos conteúdos mentais) e das práticas de mindfulness possibilitam uma alquimia no modo da pessoa se relacionar com a vida, consigo própria e com os outros”.

Alexandre Alves – Psicólogo Clínico
CRP 05/39637

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