Habilidades Positivas de Comunicação para Casais

A Terapia de Casal utiliza técnicas para melhorar as habilidades de comunicação do casal. Veja a seguir algumas orientações para uma comunicação mais construtiva entre os parceiros:


Habilidades do emissor (o emissor é a pessoa que quer falar sobre a questão ou problema).

  1. Mantenha-se no tópico que quer discutir. Não tente trazer à discussão temas antigos ou que não estejam relacionados, que desviem da questão.
  2. Indique comportamentos que você gostaria que mudassem e evite declarações genéricas. Por exemplo, não diga “Você precisa ter uma atitude melhor” e sim “Eu queria que você se concentrasse mais nas coisas boas que eu faço e menos nas que acha que eu faço mal”.
  3. Seja honesto e direto. Não deixe seu parceiro tentando adivinhar o que você quer dizer.
  4. Fale sobre seus sentimentos e pensamentos sem acusar ou ofender.
  5. Fale de forma adulta e não superior com seu parceiro, como se ele fosse uma criança. Seja educado e fale com ele como falaria com qualquer pessoa que você respeite.
  6. Não use palavras como “nunca” e “sempre”. Sempre tente usar palavras que reflitam uma situação ou comportamento real. Isso dará mais sentido às coisas que você diz e é mais provável que seu parceiro escute as coisas que você tem para dizer.
  7. Se você tem que dizer alguma coisa negativa a seu parceiro, tente ajudar e não magoar. Quando estiver apontando comportamentos ruins de seu parceiro, aponte também algum bom. Assim você trata do comportamento do parceiro, em vez da personalidade do parceiro como um todo.


Habilidades do receptor (o receptor é a pessoa com quem o emissor quer estabelecer a discussão).

  1. Use comportamentos que demonstrem que você está interessado, como olhar nos olhos, sinais afirmativos com a cabeça e postura corporal.
  2. Controle o seu próprio comportamento até que seja sua vez de falar. Não interrompa nem faça expressões de desacordo.
  3. Certifique-se de que entende o que o emissor está dizendo. Para isso, repita com suas próprias palavras, o que não estiver claro.
  4. Leia os sinais não-verbais do emissor e responda a eles, como expressões faciais, gestos e outras linguagens corporais. Por exemplo, diga: “Você está franzindo a testa e parece incomodado”. Isso mostra que você está prestando atenção e é sensível aos sentimentos do emissor.